Marketing de utilidade gerando um benefício direto através do marketing

Imagem da ação | Água Brasil

Marketing de utilidade: publicidade tão útil que você poderia até pagar por ela


Olhe à sua volta. Onde quer que esteja, a qualquer hora, você verá propaganda. Todo dia, nós somos impactados por mais de 3 mil mensagens publicitárias. São 3 mil marcas querendo chamar a sua atenção. Sabe quantas conseguem? Três! Esse é, em média, o número de anúncios que uma pessoa consegue lembrar de ter visto ao final do dia.

Agora, pare e se pergunte: por que, de todas as 3 mil marcas que tentaram atrair a atenção de um consumidor, a sua seria uma das três lembradas ao fim do dia? A resposta é simples: porque você pode oferecer algo em troca dessa atenção.

O marketing de utilidade é uma comunicação de marca tão útil, que tem tanto valor para o usuário, que ele poderia até pagar por isso (embora, muitas vezes, nem seja preciso).

Exemplos de marketing de utilidade pelo mundo


Imagem de exemplo | Nike Plus

Nike Plus

Nos Estados Unidos (inicialmente): plataforma que transforma a atividade de correr em algo divertido e sociável. Através de um sensor e uma rede social, o usuário pode medir a sua performance e compará-la à de seus amigos.

Imagem de exemplo | Tesco Price Check

Tesco Price Check

No Reino Unido: serviço para ajudar as pessoas a comparar os preços da Tesco com o de outros supermercados, mesmo se não for mais barato.

Imagem de exemplo | Cabines de Silêncio

Cabines de silêncio

Na Holanda: para ajudar as pessoas a falarem no celular em um festival de música, a Nokia instalou cabines com vidros à prova de som.

Imagem de exemplo | Apple Workshops

Apple workshops

Nos Estados Unidos (inicialmente): aulas presenciais gratuitas nas lojas da Apple para ensinar a utilizar seus computadores e softwares.

Veja alguns dos nossos projetos de marketing de utilidade

Interessou? Entre em contato!